Secção de Orientação da AFAP

A Secção de Orientação da AFAP foi criada em Setembro de 2009, após duas ou três reuniões tidas com membros da Direção da AFAP. Foram pioneiros os: TCOR/TINF Rui Almeida, MAJ/PA António Churro, CAP/TMMA Sónia Figueira, CAP/TMMEL Carlos Garcia e SAJ António Pina. Amantes da modalidade, souberam cativar outros militares atletas e rapidamente o grupo foi crescendo até 2012, ano em que cerca de um quarteirão de desportistas representaram as cores da AFAP, quer nas provas da Taça de Portugal, quer em provas internacionais.

 

Desde 2009 que o nome da AFAP tem percorrido o país de lés-a-lés conseguindo um reconhecimento, como clube e associação, notório. O primeiro evento organizado pela Secção de Orientação da AFAP (I MOri AFAP) foi efectuado em 15MAI2010, no mapa do CFMTFA, uma prova local e onde participaram 44 atletas. As provas de Orientação têm, normalmente, uma sigla associada e neste aspecto a AFAP não foi excepção tendo adoptado a sigla MOri AFAP para os seus eventos (Meeting de Orientação da AFAP).

 

Como resumo dos eventos organizados ficam os nomes, as localidades e os mapas onde foram organizados:

 

NOME do EVENTO LOCALIDADE      
     MAPA                DATA
     II MOri AFAP Paredes-Alenquer Alenquer 07MAI2011
    III MOri AFAP Ota CFMTFA 20NOV2011
    IV MOri AFAP Monte Redondo (Ota) e Alenquer Monte Redondo e Alenquer 12MAI2012
     V MOri AFAP Campo de Tiro de Alcochete CTA 23FEV2013

 

A última actividade organizada pelo núcleo de Orientação da AFAP realizou-se no passado dia 05ABR2014, na cidade de Sacavém, o VI MOri AFAP. Este evento contou com duas etapas de Sprint (uma de manhã e outra de tarde) numa interessante jornada de provas de orientação, conseguindo concentrar cerca de centena e meia de atletas de várias zonas do país. Para além dos aspectos desportivos, há a salientar ainda a projeção que estes eventos trazem para a Força Aérea Portuguesa e para a AFAP.

 

Estão previstas mais duas organizações desta espectacular modalidade que é a Orientação:

 

  - já no próximo dia 04 de Abril de 2020, na cidade da Amadora

  - a outra para Maio de 2021, em Lisboa na zona dos Olivais

 

 

VI MOri AFAP          


27 de fevereiro de 2020


Voltar

Conteúdos Relacionados

  COPYRIGHT © 2021 FAP - DCSI - WEBTEAM